Santa Catarina tem 13 candidatos na disputa por duas vagas no Senado Federal nas Eleições 2026. O número foi confirmado pela Justiça Eleitoral após o encerramento do prazo para registro das candidaturas. Os dois candidatos mais votados serão eleitos para mandatos de oito anos, com início em fevereiro de 2027.
As candidaturas estão distribuídas por 10 partidos: PL, UP e PSTU concorrem com dois nomes cada, enquanto PSOL, PCO, PT, PP, PRD, MDB e Missão têm um candidato cada. Como duas vagas estão em disputa, o eleitor catarinense poderá escolher dois nomes.
Atualmente, Santa Catarina é representada no Senado por Jorge Seif (PL), Esperidião Amin (PP) e Ivete da Silveira (MDB). Nesta eleição, as duas vagas em disputa são as que correspondem aos mandatos de Jorge Seif e Esperidião Amin, enquanto a cadeira de Ivete da Silveira não está em renovação neste pleito. As eleições de 2026 renovam dois terços das 81 cadeiras do Senado.
Os senadores têm entre suas atribuições propor, analisar e votar leis, além de participar da fiscalização do governo federal. Também cabe ao Senado analisar indicações para determinados cargos públicos, autorizar operações financeiras de interesse da União, dos estados e dos municípios e julgar determinadas autoridades nos casos previstos na Constituição. O mandato de senador é de oito anos.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
📲 Siga @portalinfosul no Instagram e deixe seu comentário.












