A região Sul de Santa Catarina está na rota de temporais previstos para esta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de novembro, respectivamente. A previsão da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil aponta possibilidade de raios, rajadas fortes de vento, queda de granizo e chuva intensa, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e no Planalto Sul, antes do avanço das instabilidades para o Litoral Sul.
Nesta terça-feira, as tempestades devem ganhar força a partir da tarde, com maior intensidade durante a noite. As regiões entre o Meio-Oeste, o Planalto Sul e o Litoral Sul estão entre as áreas que exigem atenção. Já na quarta-feira, a formação e a passagem de uma frente fria devem intensificar os temporais desde a madrugada, inicialmente no Grande Oeste e nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul.
O risco mais elevado na quarta-feira inclui vendavais, granizo e volumes expressivos de chuva. Há possibilidade de destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores. Entre o final da manhã e o início da tarde, as instabilidades devem avançar para os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Litoral. No Sul catarinense, os temporais podem ocorrer de forma localizada, mas ainda com potencial para provocar alagamentos e enxurradas.
Durante as tempestades, a Defesa Civil recomenda procurar abrigo longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Também é importante evitar permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Em caso de alagamento, não atravesse ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos. A população deve acompanhar os avisos e alertas oficiais, que podem ser atualizados conforme a evolução do tempo.















