Municípios estão na expectativa para iniciar imunização contra Covid-19

Arte: reprodução

Com a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZenteca pela Anvisa neste domingo, dia 17 de janeiro, os municípios da Amurel aguardam o recebimento das doses imunizantes para iniciar a aplicação na população. A região deve seguir o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que está em consonância com o Plano Nacional de Vacinação.

Neste primeiro momento a população será dividida em quatro grupos. No GRUPO 1, serão imunizados os profissionais da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase de aplicação do imunizante, será a vez das pessoas com idades entre 60 e 74 anos. Já o GRUPO 3, acolherá pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como os portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Por fim, a fase 4 vacinará professores, as forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Em entrevista coletiva à imprensa, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a distribuição dos imunizantes aos estados terá início às 7 horas desta segunda-feira, 18. Na última sexta-feira, 15, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, garantiu que assim que o Estado receber a carga de imunizantes, distribuirá a todos os municípios em até 24 horas. O compromisso foi reafirmado em post no twitter, durante a tarde de ontem.