Matriz de Risco Covid-19 aponta, pela primeira vez, todas as regiões no nível moderado

Imagem: Divulgação SES

A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19 divulgada no sábado, dia 11, aponta todas as 17 regiões como risco potencial moderado (cor azul). Pela primeira vez desde que foi implementada em Santa Catarina em 29 de julho de 2020, todo o estado é avaliado no menor nível do mapa. A Amurel permanece pela sétima semana consecutiva neste patamar.

Além disso, pela décima semana seguida, nenhuma região do estado foi classificada nos níveis de risco grave (laranja) ou gravíssimo (vermelho). A última vez que a Matriz classificou uma região no nível grave foi no dia 1º de outubro, e no nível gravíssimo no dia 11 de setembro.

Desde então houve avanço na vacinação que, alinhado a uma redução na taxa de hospitalização, na ocupação de leitos de UTI Adulto para tratamento da Covid-19 e na taxa de mortalidade, vem mantendo a tendência de redução da gravidade da pandemia em todas as regiões do Estado.

Houve melhora nos indicadores das regiões do Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo) e passaram a ser classificadas como nível moderado (azul). Com isso, estas regiões, se juntam as demias que se mantiveram no nível moderado.

Essa melhoria no cenário foi possível a partir da redução no número de óbitos aliada a redução da taxa de hospitalizações (casos graves) de Covid-19, aumento da cobertura vacinal e menor variação do número de casos na semana, resultando na melhora das dimensões gravidade e monitoramento.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs