Covid-19: todos os leitos de UTI adultos estão ocupados na Amurel

Foto: reprodução/ilustrativa

Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para tratamento de pacientes adultos confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus na Amurel estão ocupados, inclusive os particulares. Na Cidade Azul, um paciente adulto – com resultado positivo para o novo coronavírus – aguarda uma vaga no intensivo.

A região possui 32 leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença. São 12 espaços no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão; 10 no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna; e outros 10 leitos no Hospital São Camilo, em Imbituba. Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, o hospital particular Socimed publicou que também não há vagas em UTI.

No Estado, são 1.554 leitos existentes. Destes, apenas 137 estão vagos. O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, afirmou que “Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença”, e solicitou aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir a circulação de pessoas.

“Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a Oeste, estamos entrando em colapso”, desabafou Ribeiro aos 295 secretários municipais, em oficio enviado a eles, onde também destacou que Santa Catarina pode sofrer com o desabastecimento de oxigênio e equipamentos de proteção individual.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado decreta novas restrições para controlar o avanço da Covid-19