Capivari de Baixo lança programa de acompanhamento de exames e consultas com especialistas

Foto: Divulgação PMCB

A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo lançou na última sexta-feira, dia 10, o programa “A Fila Anda”, que tem o objetivo de dar transparência ao cidadão sobre suas consultas com especialistas e exames nas mais diversas áreas. O projeto será contínuo e também busca reforçar o empenho da equipe da saúde pública na agilidade e acompanhamento de todo o processo. Várias requisições foram distribuídas ao cidadão durante o lançamento do programa.

Entre as ações colocadas em prática recentemente pela equipe de regulação, foi definida uma média de 50 mamografias liberadas ao mês, via credenciamento. Há um grande esforço do Executivo na tentativa de zerar mais esta área. Entre agosto e setembro, foram 174 exames a mais pelo CISAmurel. Nos últimos dois meses, Capivari de Baixo alcançou um número surpreendente de 389 mamografias liberadas durante a campanha Outubro Rosa, o que fez zerar a fila no município para esta especialidade.

De acordo com a médica Ana Paula da Conceição Vieira, coordenadora do serviço de Regulação da Secretaria de Saúde, nas classificações dos pacientes em vermelho, os exames e as consultas com especialistas são liberados em até uma semana, nas amarelas em, no máximo, um mês. "Tudo isso gera pelo menos 350 exames mensais", elenca a profissional.

Entre janeiro e julho, por exemplo, no campo de alta complexidade, o município já havia conseguido a liberação de quatro angiorressonância, sete angiotomografia, dez cateterismo, cintilografia do miocárdio, 50 Ressonância Magnética (RNM), 126 exames diversos e 138 tomografias em geral. As filas de todos esses chegaram a ficar zeradas.

Queremos aprimorar, modernizar e estender, a cada mês, o serviço de saúde pública, colocando Capivari de Baixo como referência. Para isso, programas como este dão o norte de sucesso, além do projeto do Pronto Atendimento, inicialmente de 12 horas por dia, depois transformá-lo em um PA 24 horas, e também buscar acrescer o leque de especialidades médicas e exames. Tudo isso transformará nosso município”, destaca o secretário de Saúde Everson Martins.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs