A pouco mais de um ano das eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17 de julho. A menor vantagem ocorre sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, em um cenário hipotético: 32% contra 26%.
Nos outros três cenários, Lula mantém a dianteira com folga. Contra Michelle Bolsonaro (PL), tem 30% das intenções de voto, ante 19% da ex-primeira-dama. Já em disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Lula alcança 32%, enquanto ele registra 15%. Com Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como candidato da direita, Lula marca 31% e o deputado, 15%.
Outros nomes como Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo) também foram testados, mas com desempenho abaixo de 12%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Lula já indicou que deve disputar a reeleição. Já Bolsonaro, apesar de impedido de concorrer, segue se apresentando como pré-candidato e não aponta um substituto direto.