A visita do governador Jorginho Mello a Tubarão, na noite desta quarta-feira, 9 de abril, foi marcada por um protesto de pais e responsáveis por alunos da rede de ensino municipal. O ato ocorreu durante um evento político que contou também com a presença do prefeito Estêner Soratto e de outras lideranças do PL.
Os manifestantes exibiram cartazes com frases como “Queremos o direito de permanecer nas nossas escolas”, em protesto contra a possível realocação de crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil e escolas credenciadas pela prefeitura.
A razão para a medida se deu pela identificação de irregularidades em nove instituições conveniadas onde a prefeitura mantém vagas. Segundo a Fundação Municipal de Educação, essas unidades deixaram de apresentar a documentação exigida para a validação das matrículas, o que resultou no cancelamento das vagas.
De acordo com os manifestantes, a prefeitura comunicou que os alunos afetados serão remanejados para unidades da rede municipal em um raio de até 5 km da residência das famílias. Caso isso não seja possível, novas vagas deverão ser contratadas em instituições credenciadas mais próximas.