Vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, passará por cirurgia nesta quarta

Foto: divulgação | PMT

O vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski (PL), já está internado para uma cirurgia no intestino. O procedimento está agendado para a manhã desta quarta-feira, dia 20 de outubro, no Hospital Unimed.

Ao Portal Infosul, o político disse que a recuperação deve levar até 15 dias. “Será uma recuperação lenta, com alimentação líquida, pastosa. Estou confiante que tudo vai dar certo e, logo, estarei de volta ao trabalho”, disse Tokarski, que sofre de diverticulite há algum tempo. Em setembro, por exemplo, chegou a ficar cinco dias internado em decorrência de uma nova crise ocasionada pela doença.

DIVERTICULITE

A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação causada na parede do intestino grosso devido à infecção ou inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas salientes formadas na parede intestinal. Na maioria das vezes, os divertículos são assintomáticos e não causam nenhum problema para a saúde, exceto quando se estabelece a diverticulite. A doença é causada pelo acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos, que acabam proliferando bactérias nesses locais e gerando a infecção.

A CIRURGIA

A cirurgia de diverticulite remove a porção do intestino afetada pela doença. A técnica mais utilizada é chamada de sigmoidectomia, em que o cólon sigmóide, parte do intestino grosso mais próxima do reto, é removido.

Embora essa seja a região do intestino mais acometida pela doença diverticular, podem existir outras porções do órgão com divertículos, mas não é possível remover todas elas.

A sigmoidectomia pode ser realizada tanto por via aberta quanto minimamente invasiva, com a laparoscopia ou cirurgia robótica. No procedimento, depois que a porção afetada do intestino é removida, as duas pontas restantes são conectadas com suturas para estabelecer o trânsito normal da digestão.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs