Vereador apresenta projeto que cria Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos

Foto: reprodução

Foi apresentado na Câmara de Vereadores de Tubarão, na última segunda-feira, dia 14, projeto de lei que cria o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos na Cidade Azul. Caso seja aprovado pelos legisladores e sancionado pelo Poder Executivo, a sociedade poderá proporcionar aos idosos residentes de abrigos e asilos dias de lazer e diversão, fora das dependências que estão habituados.

Para isso, de acordo com o texto que tramita na Casa Legislativa, os interessados no apadrinhamento deverão legitimar sua vontade junto ao órgão responsável, que ainda será definido. Além disso, o responsável legal do apadrinhado deverá autorizar a saída do familiar das dependências do abrigo. As saídas, inclusive, só serão autorizadas nos finais de semana, feriados ou datas comemorativas, conforme aviso prévio.

Alguns critérios serão criados para que um cidadão seja considerado apto para apadrinhar um idoso. Entre eles, comprovar condições financeiras para o ato gentil, visto que muitos dos anciãos necessitam de atenção especial.

“O projeto busca atender um grande número de idosos que estão totalmente desprovidos de afeto familiar. São idosos abandonados em sua maioria, que ficam sob os cuidados das entidades assistenciais em tempo integral, sendo que muitos são doentes e carentes de afeto e atenção”, justifica o propositor da lei, Fabiano Modolon Corrêa (PSL).

Agora, o texto seguirá os trâmites da Casa. Em seguida, será apreciado pelos legisladores, que irão votar se o projeto deve ou não seguir para a sanção do prefeito Joares Ponticelli. O chefe do Executivo municipal poderá, ainda, vetar o texto. Desta forma, o projeto retorna para a Câmara. Então, os vereadores poderão rediscutir a proposta e derrubar o veto do prefeito.

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs