Neste ano de 2020 as vendas de Natal no comércio de Tubarão caíram 10% comparado ao ano de 2019, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Cidade Azul. O resultado, embora não tenha sido o esperado pelo setor, é considerado satisfatório tendo em vista a situação econômica de todo o país.
“As pessoas, com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, estão mais em casa e, com isso, consomem mais produtos para o lar”, justifica o presidente da CDL Rafael Silvério.
No ano passado (2019), durante o mesmo período considerado – entre os dias 1 e 24 de dezembro – o Sistema de Proteção do Crédito (SPC) apontou um crescimento de 9,7% nas vendas, comparado ao mesmo período de 2018.
O Natal é considerado a data mais importante para o setor varejista, elevando os índices de vendas em 20%. Também em decorrência da pandemia da Covid-19, eventos que comumente chamavam a atenção dos clientes e fomentavam o caixa do setor, não puderam ser realizados. Desta forma, as atenções foram direcionadas a decoração natalina. Foram instalados 11 mil metros de iluminação tipo varal de lâmpadas, inclusive em ruas que há anos não recebiam decoração.