A construção da nova usina de asfalto da Amurel, instalada em Pedras Grandes, avança em ritmo acelerado e deve ser concluída até o final deste mês. O cronograma, iniciado em fevereiro, está dentro do previsto, embora sujeito às condições do tempo.
Enquanto as obras seguem em fase final, o consórcio realiza processo seletivo para a contratação da equipe técnica que vai operar a unidade. A expectativa é de que até o fim de agosto os profissionais já estejam selecionados, permitindo que a usina entre em funcionamento no início de setembro.
Segundo o presidente do CIM/Amurel e prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, cerca de 80% dos municípios consorciados já apresentaram solicitações para uso da nova estrutura. Os critérios de atendimento dessas demandas ainda estão sendo definidos pelo consórcio.
Com a nova usina, que terá capacidade para produzir até 120 toneladas de asfalto por dia, somada à unidade já existente em Pedras Grandes (com produção diária de 30 toneladas), a estrutura regional será significativamente ampliada.
O investimento na nova etapa da obra é de R$ 525 mil. Somando aquisição de máquinas e equipamentos, o valor total do projeto ultrapassa os R$ 11 milhões.