A lista tríplice com os nomes dos advogados que concorrem ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional foi definida nesta quarta-feira, dia 30 de agosto.
Entre os profissionais mais votados pelos 84 desembargadores presentes na sessão do Pleno, está a tubaronense Claudia Bressan da Silva Brincas. Ela foi a terceira mais votada na audiência, contabilizando 57 votos.
Antes, aparecem Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, com 69 votos; e Zany Estael Leite Júnior, que teve 67 votos.
Caberá ao governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, indicar o novo integrante da Corte Estadual, que ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Salete Sommariva.
Quem é Cláudia Brincas?
Ela é advogada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, é também especialista em Direito Público, professora na Escola do Legislativo, palestrante e conferencista na área de direito público.
Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), atua na área do direito eleitoral, Tribunal de Contas e gestão pública administrativa e orçamentária.
Atualmente, é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de SC, membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional e representante titular da OAB/SC no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).