Nesta segunda-feira, 12 de maio, os vereadores de Tubarão aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui o Dia do Corretor de Imóveis na cidade.
Quando sancionada, a data será comemorada anualmente no dia 27 de agosto, passando a integrar oficialmente o Calendário de Datadas Comemorativas do município.
A proposta, que tramita na Casa Legislativa desde o mês passado, foi apresentada pelo vereador João Victor Pereira Zaboti, do PL, que também exerce a profissão de corretor.
Segundo o parlamentar, a data tem como objetivo valorizar o trabalho dos profissionais da área imobiliária, destacando sua importância no mercado local e contribuindo para o fortalecimento da categoria em Tubarão.
“A ideia é criar um dia de reflexão e celebração, além de promover o engajamento da comunidade com a profissão”, pontua o legislador.
História
A profissão de corretor de imóveis no Brasil tem suas origens em 1808, com a chegada da corte portuguesa. Aristocratas portugueses desocupavam propriedades, que eram distribuídas a cortesãos. Para ajudar no processo, surgiram os primeiros corretores, responsáveis por encontrar novas moradias para os desalojados.
O primeiro sindicato de corretores foi fundado em 1937, no Rio de Janeiro, e o Rio Grande do Sul teve papel pioneiro nesse movimento. Em 1957, durante o 1º Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, foi solicitado que o governo criasse uma legislação para regulamentar a profissão, o que aconteceu em 1962 com a promulgação da Lei nº 4116, estabelecendo o Dia Nacional do Corretor de Imóveis em 27 de agosto.