O primeiro desafio da equipe profissional do Tubarão já tem data marcada. O Peixe inicia sua trajetória em busca do acesso no dia 29 de maio, contra o Blumenau, no Ervin Blaese, em Indaial. Enquanto aguarda a estreia no profissional, o sub-20 tem feito ótima campanha na segundona catarinense da categoria. Fora das quatro linhas, a diretoria já se movimenta para reforçar o grupo que disputará a Série B do Catarinense.
No início da tarde desta sexta-feira, dia 8, o primeiro reforço para a temporada 2022 foi oficializado. Trata-se do zagueiro Almir Gullit, de 27 anos, que estava sem clube desde a sua passagem pelo futebol sueco. Natural de Santo Anastácio (SP), o defensor de 1.95m foi revelado pelo São Paulo e tem passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira.
Ao longo da carreira, o jogador vestiu as cores de clubes como Grêmio Prudente-SP, VOCEM-SP, Itaberaí-GO, Presidente Prudente-SP e o Nacional de Muriaé-MG, seu último clube no Brasil. Desde 2019, ele estava no Linköping City, da Súecia, onde permaneceu até o fim de 2020. Na temporada passada, Almir era um dos nomes que atuaria pelo Baruch Imbituba na Série C do Catarinense. O jogador participou dos treinamentos no Emília Mendes Rodrigues, enquanto aguardava a regularização de contrato, que não veio à tempo.
Agora no Domingos González, Almir é o primeiro reforço anunciado pela equipe tubaronense para a Série B do Catarinense, que terá início no fim do próximo mês. Na primeira fase da competição, as dez equipes jogam em turno único. Os oito primeiros avançam para o mata-mata e os melhores colocados terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais para avançar de fase. Campeão e vice conquistam o acesso para a Série A do Catarinense de 2023.
Aberta a pré-temporada do Catarinense Série B ????????
O primeiro reforço da vila é o defensor Almir, zagueirão de 1.95.
Seja bem-vindo ao peixe ???? #catubarao pic.twitter.com/QjwrgRE0p0— Clube Atlético Tubarão (@catubarao) April 8, 2022
Além de Almir: jogadores treinam no Domingos González e podem integrar a equipe principal
Enquanto a competição não inicia e à medida que o primeiro duelo da temporada se aproxima, a pergunta é unânime entre os torcedores do Peixe: quem fará parte do elenco que disputará a segundona catarinense pelo Tubarão? Essa questão ainda não pode ser totalmente respondida, mas corri atrás e pude confirmar que, além de Almir Gullit, outros jogadores já estão treinando no Domingos González e podem atuar pela equipe principal a partir do próximo mês.
Digo que “podem” e que a resposta ainda não é definitiva, pelo fato de que muitos ainda estão em período de testes e a suas permanências na Vila não estão asseguradas. Se aprovados, eles assinam e farão parte do elenco na temporada 2022, que deve contar ainda com a presença de remanescentes da temporada passada e destaques do sub-20, que vem fazendo ótima campanha na segunda divisão da categoria — vice-líder invicto, com nove pontos e um jogo a menos.
O que dá para cravar é que, com a chegada de Almir e fazendo uma análise do perfil dos outros atletas que podem ser contratados, é que a diretoria está buscando montar um elenco um pouco mais experiente em relação ao que disputou a segundona do ano passado.
Vamos aos cinco nomes que consegui apurar até o momento:
– Matheus Moreno (lateral-direito):
Jogador de 21 anos, Matheus Moreno é lateral-direito e pode atuar como meio-campista. Tem passagens pelas categorias de base de Audax Rio, São Caetano, Água Santa (disputou o Paulista sub-20 em 2019) e Taboão da Serra (disputou a Copa São Paulo em 2020).
Sua estreia como profissional foi no ano passado, vestindo a camisa do Porto Vitória, do Espírito Santo, na segunda divisão capixaba e na Copa Espírito Santo. Foram 13 jogos durante a temporada, sendo 11 na equipe titular.
– Bruno Leute (lateral-direito):
Jogador de 24 anos, Bruno Henrique Leute é lateral-direito. Tem passagens pelas categorias de base de Guarani, Mirassol, Capivariano e São Bernardo. Como profissional, atuou por EC São Bernardo, América de São José do Rio Preto e Catanduvense.
O último clube de Bruno foi o St.George’s FC, de Malta. Ele estava desde 2020 no futebol maltês.

– Gilson Jr (meia-atacante):
Gilson Jr, ou simplesmente Juninho, é natural do Rio de Janeiro e tem passagem pelas categorias de base de clubes como Itaboraí, Boavista e Flamengo. Ele atua como meia-atacante e também joga pelos lados.
Seu último ano de sub-20 foi no Vasco da Gama, em 2020. Antes, teve breve passagem pela equipe profissional do Arthurzinho, modesto time do Rio. No Vasco, fez parte do elenco campeão da Taça Guanabara da categoria sub-20, em 2020.
Já no início do ano passado, o jogador de 22 anos vestiu as cores do Nação, de Joinville, na disputa da Série C do Catarinense. Ele fez parte do elenco que conseguiu o acesso para a segundona catarinense. Desde então, estava sem clube.
– Bruno Henricky (atacante):
Natural do Rio de Janeiro, Bruno tem 24 anos e fez toda a sua formação nas categorias de base do Vasco. Durante o período de formação no Vascoo, rodou por empréstimo em clubes como Bangu, Artsul e Tigres do Brasil.
Em 2017, ele fez parte de um time sub-23 montado pelo já falecido Eurico Miranda, na época presidente da equipe carioca. O grupo sub-23 excursionou pelo Vietnã e foi vice-campeão da BTV Cup, perdendo para o time anfitrião, o Becamex, na decisão. Na sequência, ele foi emprestado pelo Vasco ao Rio Claro, em 2018.
Nos últimos anos, Bruno Henricky passou por Fafe, de Portugal e Assu, do Rio Grande do Norte, já sem ter seu passe ligado ao Vasco da Gama.

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs













