TSE seleciona “hackers” para testar segurança das urnas eletrônicas

Foto: reprodução

Teve início nesta segunda-feira, dia 22 de novembro, a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação 2021. Na prática, dezenas de investigadores deverão executar planos de ataque aos equipamentos que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2022.

Realizado desde 2009, o TPS 2021 enfrentará, novamente, o desafio da evolução tecnológica: “o sistema é aprimorado com o reforço da sua segurança diante de novas tecnologias que vão surgindo”, enfatiza o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. Segundo ele, além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral, o teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos. “Por isso é importante submeter a urna eletrônica a ataques com as novas tecnologias para identificar vulnerabilidades”.

O TSE colocou à disposição dos participantes uma ampla estrutura de apoio – computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos – montada em espaço exclusivo, com entrada controlada, monitorado por câmeras, no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília. O ambiente reservado para o TPS 2021 funcionará das 9h às 18h, nos dias 23, 24 e 25; e das 9h às 17h, no dia 26 de novembro.

Em outubro, antes de apresentar os planos de ataque, os participantes examinaram os códigos-fontes da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação para elaborarem as estratégias que usarão durante o evento.

Além da abertura dos códigos, eles conheceram o funcionamento de componentes da urna eletrônica em apresentação realizada por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal. Uma urna eletrônica foi desmontada para mostrar toda a arquitetura do equipamento, incluindo as interfaces disponíveis, as tecnologias empregadas e os componentes do hardware e dos softwares.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs