O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL), afirmou que espera ver o PSD – partido de seu vice, Denis Matiola – junto ao PL na chapa do governador Jorginho Mello nas eleições de 2026. A declaração foi feita na sexta-feira, 17 de outubro, pouco antes da cerimônia de entrega da Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick.
O evento reuniu lideranças políticas estaduais e homenageou com a mais alta honraria do município o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia (PSD), e o empresário Dionísio Bressan Lemos. “O que a gente quer é a reeleição do governador Jorginho Mello já em primeiro turno”, afirmou o prefeito tubaronense.
Durante a solenidade, Julio Garcia destacou que o cenário eleitoral catarinense deve ser influenciado pela disputa nacional e adiantou que pretende concorrer a deputado federal. “Não serei vice em nenhuma chapa. Vou ser candidato a deputado federal”, declarou.
Antes de receber a comenda, Jorginho Mello também comentou as articulações políticas para o pleito. Segundo ele, as conversas entre os partidos avançam, restando definir a posição do PSD. O governador afirmou que a vaga de vice na sua futura chapa deve ficar com o MDB e que o foco atual é a gestão estadual. “Já está tudo encaminhado. Não tem estresse. É só esperar um pouquinho”, disse.