O Conselho Curador da Fundação InoversaSul – antiga Fundação Unisul – teve sua atuação criticada pelo prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, durante entrevista coletiva à imprensa realizada nesta semana, no Paço Municipal.
Soratto comparou o funcionamento do grupo ao da monarquia britânica. Segundo ele, o Conselho se assemelha à figura da “Rainha da Inglaterra”, ou seja, é representativo, mas sem influência efetiva nas decisões, que já chegam prontas ao colegiado.
“É um assunto bastante delicado. Confesso que estou bastante incomodado com o Conselho Curador. Na minha visão, o Conselho é uma Rainha da Inglaterra – pouco se decide ali, e as propostas já vêm concretizadas”, disse o gestor.
Atualmente, o Conselho Curador é presidido pelo próprio prefeito e conta ainda com os presidentes da Fapesc, Acate, Câmara Municipal de Vereadores, CDL, Acit, e do Centro de Inovação de Tubarão, além do presidente da Fundação, Valter Schmitz Neto, e o vice, Gean Carlos Fermino.
Diante da insatisfação e dos recentes acontecimentos, Soratto afirmou que deve convocar em breve uma audiência pública com a população para discutir a situação da Fundação InoversaSul, seus imóveis e sua atuação.