Secretaria de Saúde de Laguna dá início ao planejamento de vacinação contra a Covid-19

Foto: divulgação/PML

A Secretaria de Saúde de Laguna nesta semana as equipes do Centro de Triagem do Coronavírus e da Vigilância Epidemiológica do município, com o objetivo de criar um plano de trabalho com melhorias no fluxo de atendimento e monitoramento da população em relação à COVID-19. "Definimos uma reestrutura de trabalho do centro de triagem. Com esse fluxograma queremos melhorar o atendimento e até mesmo o monitoramento pós Covid-19", explicou a Secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira.

De acordo com a secretária da pasta, será divulgado um chamamento público emergencial para contratar mais um médico para o centro de triagem, para completar a carga horário de atendimento no período da tarde.

Planejamento para campanha de vacinação contra Covid-19:

Também foi realizada uma reunião com a equipe da atenção básica do município, com o objetivo de organizar a estratégia da campanha de vacinação contra o Coronavírus.

Com sete salas de vacina e oito vacinadores no município, a Secretaria de Saúde começou a planejar as ações e estratégias para a operacionalização da imunização nos grupos prioritários, conforme calendário do Ministério da Saúde.

O público-alvo ainda será definido após o informe técnico oficial do Programa Nacional de Vacinação (PNI). "Após definição de grupo prioritário, realizaremos um levantamento de quantas pessoas estão nesse grupo em Laguna", explica Rosimari Silva, Coordenadora do Programa de Imunização.

O objetivo é imunizar o maior número possível de pessoas do grupo prioritário, adotando estratégias diferentes para alcançar todos, utilizando espaços amplos que a comunidade dispor para evitar aglomerações. "Além disso, buscar estratégias como Drive-Thru, vacinação domiciliar e abertura das unidades, que possuam salas de vacina, aos sábados", reforçou Siqueira.

Outras ações também estão sendo planejadas no que se refere à aplicação das vacinas, como aquisição de uma câmara fria (em fase de abertura de licitação), substituição de geladeiras, computadores, além da compra de equipamentos de proteção individual (EPI´s), seringas e agulhas.

Localidades onde tem salas de vacina:

Passagem da Barra, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Portinho e Cabeçuda.