Secretaria de Estado da Saúde suspende cirurgias eletivas em hospitais privados

Foto: reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de portaria publicada no início da semana, determinou a suspensão de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade realizados nas clínicas e hospitais privados de todo o território catarinense até 31 de março.

A suspensão se refere a todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral ou que demandem uso de sedativos e anestésicos intravenosos no transoperatório ou que impliquem em reserva de leito de UTI. A realização de procedimentos cirúrgicos de urgência ou “tempo sensíveis” permanecem autorizados.

A medida é uma forma de possibilitar maior oferta de leitos para o combate à pandemia de Covid 19 diante do cenário de transmissão acelerada da doença e do aumento do número de confirmados e internações hospitalares. Além das dificuldades informadas pelos fornecedores em cumprir com os quantitativos e prazos de entrega de medicamentos como sedativos, anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares aos serviços de saúde.