Santa Catarina dá início à imunização contra a Covid-19; municípios devem receber imunizantes nesta terça-feira

Foto: reprodução

O relógio marcava 17h33 quando a primeira dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada em um catarinense no dia de ontem, segunda-feira, 18. O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, de 55 anos, entrou para a história de Santa Catarina ao receber o imunizante CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Logo em seguida, foi a vez de João de Jesus Cardoso, de 81 anos, que reside em uma instituição de longa permanência na cidade de São José. A terceira pessoa vacinada foi a gestora ambiental e liderança Kerexu Yapyry, que lidera a terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Ambos representam o grupo prioritário da primeira fase do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que contempla os profissionais da saúde, indígenas e pessoas a partir dos 75 anos. A solenidade que marca o início da vacinação contra o novo coronavírus no Estado foi realizada no Instituto de Cardiologia, em São José.

CHEGADA DAS VACINAS

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAV) pousou no aeroporto de Florianópolis às 11h27 desta segunda, com 144 mil doses da vacina CoronaVac. De acordo com o governador Carlos Moisés, o imunizante será entregue de forma proporcional a todos os municípios em até 24 horas.

VACINAS ENVIADAS NÃO SÃO SUFICIENTES

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação – que segue o nacional – as doses de CoronaVac enviadas pelo Governo Federal ao Estado de Santa Catarina nesta segunda-feira, 18, não serão suficientes para imunizar a totalidade do grupo prioritário da primeira fase de aplicação.

Isso porque Santa Catarina recebeu 144.040 doses do imunizante, enquanto o público alvo do primeiro grupo é de 426.678. Com as doses recebidas até o momento, o Estado prevê imunizar 68.580 pessoas, tendo em vista que são necessárias duas aplicações por indivíduo.

Trabalhadores da Saúde: 56.540
Pessoas com mais de 60 inconstitucionalizadas: 3.460
Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263
População indígena: 8.317