A vice-prefeita de Capivari de Baixo, Samira Porto (MDB), assumiu interinamente o comando do município na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, após o afastamento do prefeito Claudir Bitencourt (PL), determinado pela Câmara de Vereadores.
O afastamento ocorre após a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação. A medida pode durar até 180 dias, conforme prevê a Lei Orgânica do município.
Antes da assinatura do termo de posse, Samira convocou uma coletiva de imprensa para se pronunciar sobre a situação. Ela afirmou que o município “não pode ficar sem comando” e que dará continuidade aos trabalhos, sem mudanças nos cargos dos servidores, exceto na Secretaria de Educação, foco das denúncias.
A posse foi acompanhada e assinada também pelo presidente da Câmara, Marcelo Augusto Muraro Machado (AGIR), que já havia informado a tentativa de notificação do prefeito Claudir Bitencourt na quarta-feira, 14, sem sucesso.
Em nota, Claudir Bitencourt afirmou que as denúncias apresentadas na Câmara são “ataques” baseados em “questões burocráticas e formais” utilizadas como “instrumento político” para afastá-lo do cargo. Ele destacou que ingressou com uma ação na Justiça para tentar reverter o afastamento. “Não há crime. Não há má-fé. O que há é trabalho sério e interesses políticos que tentam desestabilizar nossa gestão”, declarou o prefeito.