Saiba como consultar dinheiro esquecido em bancos

Foto: reprodução | Agência Brasil

O Banco Central lançou, nesta semana, um novo site do Sistema Valores a Receber, para que cidadãos e empresas possam consultar se têm algum dinheiro esquecido em antigas contas bancárias. A consulta é feita a partir do fornecimento de informações como CPF e data de nascimento. Segundo o órgão, o montante a ser devolvido pode chegar a R$ 8 bilhões, referente a contas encerradas com saldo disponível ou tarifas cobradas indevidamente por bancos e outras instituições financeiras.

Neste primeiro momento os usuários descobrirão apenas se têm valores a receber, devendo voltar ao site na data indicada, munidos das credenciais do Gov.br, para consultar a quantia exata e a data de recebimento. O dinheiro esquecido poderá ser resgatado via Pix a partir de 7 de março deste ano, seguindo um calendário baseado no ano de nascimento dos cidadãos ou de criação das empresas. 

Consulte aqui se você ou sua empresa possuem valores a receber no Sistema Financeiro.

Fique atento para não cair em golpes:

- O único site para consulta e solicitação desses valores é aqui (valoresareceber.bcb.gov.br).
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs