O atacante Moisés, de 26 anos, está trocando o Fortaleza pelo Cruz Azul, do México. A informação foi confirmada pelo jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports. A negociação do catarinense, na casa dos R$ 25 milhões, se torna maior já realizada por um clube do Nordeste na história.
Natural de Morro da Fumaça, Moisés é um dos casos de atletas que iniciaram tarde a carreira profissional. O atacante era um dos melhores jogadores do futebol amador da região, recebendo pagamento por partida, enquanto conciliava os jogos com o trabalho. Moisés ajudava na montagem de móveis e no descarregamento de caminhões.
Moisés realizou testes em alguns clubes como Atlético Tubarão, Inter de Lages e Criciúma, mas optou por não permanecer, retornando ao futebol amador.
Em 2019, convidado por Nasareno Silva, então dirigente do Hercílio Luz, Moisés decidiu aceitar o desafio de se tornar jogador profissional. No Leão do Sul, então aos 22 anos, ele iniciou sua trajetória, disputando os primeiros jogos e marcando seu primeiro gol da carreira.

Foram 10 partidas pelo Hercílio no Campeonato Catarinense de 2019, com um gol marcado na vitória por 4 a 0 contra o Metropolitano, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Com o rebaixamento no Estadual, sua passagem pelo Aníbal Costa não teve continuidade.
O único gol de Moisés em sua passagem pelo Hercílio Luz:
Moises amplia a vantagem!
Acompanhe Hercílio Luz 3 x 0 Metropolitano ao vivo pelo FC Play em https://t.co/wxCvA7Vum3! pic.twitter.com/H6GVMgepMu— NSports (@nsports) January 26, 2019
Após deixar o Hercílio, Moisés teve passagens brilhantes por Concórdia e Brusque, até chamar a atenção da Ponte Preta, time que disputa a Série B do Brasileirão. Destaque também da Macaca, o atacante foi negociado com o Fortaleza, recebendo sua primeira oportunidade em um clube da elite do futebol brasileiro.

Em duas temporadas no Leão do Pici, o atacante de 26 anos disputou 85 jogos, marcou 21 gols e distribuiu nove assistências. Moisés foi peça-chave no time do argentino Juan Pablo Vojvoda, conquistando dois Campeonatos Cearenses (2022 e 2023) e a Copa do Nordeste (2022).
A transferência de Moisés para o Cruz Azul, clube que disputa a elite do futebol mexicano, supera a do zagueiro Lucas Ribeiro, vendido pelo Vitória ao Hoffenheim, da Alemanha, por cerca de R$ 17 milhões em 2019.
