Reforços no Tubarão, base do Hercílio, Zico campeão e o resumo esportivo da semana

Arte: Portal Infosul

Em virtude da fortes chuvas que atingiram a Cidade Azul, eu, Caio Maximiano, estive nos últimos dias auxiliando na atualização das informações sobre Tubarão e região. Nós, do Portal Infosul, achamos prudente a interrupção das informações não essenciais e a coluna esportiva ficou "em branco" desde a última segunda-feira, dia 2.

Volto com força total a partir de segunda-feira, dia 9, mas antes trago um apanhado geral com as notícias que "ficaram pra trás" durante essa semana intensa que ainda nem chegou ao fim.

Confira um resumo do noticiário esportivo da semana em Tubarão e região:

Tubarão

No início da semana, o volante Heron e o atacante Gabriel Vieira foram apresentados oficialmente pelo Tubarão no Domingos González. O Peixe também anunciou a contratação de mais dois reforços.

O lateral-direito Matheus Moreno, de 21 anos, que estava no Porto Vitória (ES) e o volante Xaxim, de 23 anos, que estava no Grecal (PR), são mais dois reforços da equipe tubaronense para a disputa da a Série B do Catarinense a partir de 29 de maio.

Moreno foi formado pelo Audax Rio e ainda na base rodou por diversos clubes paulistas como São Caetano, Água Santa e Taboão da Serra. O lateral estreou profissionalmente no segundo semestre do ano passado, quando vestiu as cores do Porto Vitória em 13 partidas na segundona capixaba e Copa Espirito Santo. Ele atua também como meio-campista.

Xaxim passou por todas as categorias de base do Paraná e vestiu a camisa do São Joseense ainda na base. Sua estreia no profissional foi em 2020, no Prudentópolis. No ano passado, ele esteve no Grecal, de Campo Largo, na terceira divisão do Campeonato Paranaense. Ele atua também como zagueiro.

Ao todo, seis nomes já foram anunciados: Almir Gulitth, Bruno Henrique, Heron, Gabriel Vieira, Matheus Moreno e Matheus Xaxim.

Ainda durante as chuvas, o Tubarão colocou o alojamento das categorias de base à disposição para abrigar os desalojados. As atividades do sub-20 e do profissional tiveram que ser canceladas e os treinos foram retomados ontem, dia 5.

No fim de semana, a equipe tricolor joga pela última rodada da fase de classificação da Série B do Catarinense sub-20. A partida é contra o Carlos Renaux, neste sábado (7), no CT do Brusque. O Tubarão já está matematicamente classificado para a semifinal.

O time será comandado mais uma vez pelo auxiliar Allan Ferreira. O técnico Luca Casarino foi julgado no TJD-SC, foi suspenso por cinco jogos e recebeu uma multa de R$ 100,00.

O italiano já cumpriu uma partida de suspensão e caso a equipe sub-20 chegue à final da competição, o treinador só volta à beira do campo na estreia do profissional, no dia 29 de maio, contra o Blumenau.

Matheus Moreno (à esquerda) e Matheus Xaxim (à direita) foram anunciados como reforços do Tubarão para a Série B. Foto: Patrícia Amorim / CAT

Hercílio Luz

Sem conseguir treinar, o Leão do Sul teve todos os jogos das categorias de base adiados por conta das fortes chuvas que atingiram o munícipio nos últimos dias. As atividades foram retomadas nesta quinta-feira, dia 5.

Os jogos da terceira rodada do Catarinense Sub-15 e Sub-17 foram adiados para junho. A quarta rodada ocorre no próximo final de semana e o Hercílio enfrenta o Próspera. Pela Copa Santa Catarina sub-20, o jogo contra o Avaí, que seria hoje, foi remanejado para terça-feira, dia 10.

Confira a data das próximas partidas da base colorada:

Sub-15: Próspera x Hercílio Luz - 14/05 - 13h - Casa Lar (Araranguá)
Sub-17: Próspera x Hercílio Luz - 14/05 - 15h - Casa Lar (Araranguá)
Sub-20: Avaí x Hercílio Luz- 10/05 - 15h - CFA Avaí (Florianópolis)

*Os jogos da terceira rodada do Catarinense Sub-15 e Sub-17 foram adiados para 16 de junho

Jogos da base do Hercílio Luz foram adiados e serão retomados na próxima semana. Foto: William Lampert / HLFC

Tubarão Futsal

Com a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva à disposição para receber os desalojados desde o fim da noite da última quarta-feira, dia 4, o Tubarão Futsal precisou alterar seu cronograma durante a semana.

Os treinamentos estão sendo realizados no Ginásio Francisco Salgado Filho, o Salgadão.

O próximo jogo será na terça-feira, dia 10 de maio, contra o Carlos Barbosa. A partida é válida pela Liga Nacional e será realizada na Arena Multiuso, às 19h15. Os ingressos começaram a ser vendidos nesta sexta, na Ativa Esportes, no Farol Shopping. O primeiro lote está sendo comercializado à R$ 10,00.

Na Liga, o Tubarão Futsal ainda não venceu, mas ganhou um combustível a mais com a chegada do técnico Morruga. No último jogo, a equipe empatou com o São José, somando o primeiro ponto e marcando o primeiro gol na competição.

Próximos jogos do Tubarão Futsal:

10/5 - Tubarão Futsal x Carlos Barbosa - 19h15 - Liga Nacional
15/5 - Marechal x Tubarão Futsal - 14h - Liga Nacional
18/5 - Tubarão Futsal x Concórdia - 18h15 - Série Ouro Estadual
21/5 - Tubarão Futsal x Campo Mourão - 21h - Liga Nacional

Tubarão Futsal enfrenta o Carlos Barbosa, na terça-feira (10), pela sexta rodada da Liga Nacional. Foto: Divulgação

Capivari de Baixo no topo do halterofilismo nacional

Na manhã desta sexta-feira, dia 6, o coordenador de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo e paratleta de alto rendimento, Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, na cidade de Itu, em São Paulo, pela sexta vez consecutiva.

O capivariense também garantiu o recorde brasileiro ao levantar de 183 kg na barra na categoria até 72kg. Zico se firma entre o melhor paratleta das Américas e está na oitava colocação no ranking mundial. Os oito primeiros colocados garantem classificação direta para as Paralímpiadas da França, em 2024.

Zico e a bandeira de Capivari de Baixo no lugar mais alto do pódio no Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico. Foto: Divulgação

Citadinos de Futsal em Capivari de Baixo e Imbituba são retomados

Adiada por conta das chuvas, a rodada de abertura do Campeonato Municipal de Futsal de Capivari de Baixo será realizada neste final de semana. Jogadores, comissão técnica e torcedores estão convidados para doar 1 kg de alimento não perecível, que serão destinados às pessoas afetadas pela inundação dos bairros.

Os jogos serão realizados no Ginásio Juan Manoel dos Santos, que recebeu os desalojados nos últimos dias. Ainda há pessoas no local, mas a expectativa é que todas voltem para suas casas entre sábado e domingo.

Na rodada de abertura, na terça-feira, dia 10, o Siderurgia enfrentará o Alvorada às 19h30 e, logo em seguida, a partir de 20h30, o Paraíso encara o Diretoria. Na quinta, dia 12, América x Falter às 19h30, e Nacional x Aparecida às 20h30, fecham a primeira rodada.

Em Imbituba, a 12ª rodada do Citadino de Futsal foi adiada por conta do destelhamento do Ginásio Olivar Francisco no fim do mês passado. Com o telhado já restaurado, os jogos foram retomados nesta sexta-feira com os confrontos entre NB Futsal x Flu Zimba e Vila Nova x Nostra Bella.

A rodada será concluída neste sábado, dia 7, com os seguintes jogos:

Águias da Zimba x Independente - 20h
Exército x Unidos NB - 21h

Campeonatos Citadinos de Futsal em Capivari de Baixo e em Imbituba serão retomados. Foto: Divulgação

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7