Raul Cabral destaca vitória do Hercílio na estreia do Catarinense

Foto: Gustavo Mejía | HLFC

Noventa minutos, tempo suficiente para um treinador de futebol muitas vezes se tornar herói ou vilão de uma partida importante. No jogo deste domingo (23) contra o Juventus, em Tubarão, técnico Raul Cabral, do Hercílio, teve uma tarde muito feliz e saiu como herói. As substituições promovidas pelo treinador aos 18 minutos da etapa final mudaram os rumos da partida. Seis minutos depois das mudanças, os dois jogadores que haviam entrado participaram do gol que garantiu os três pontos para a equipe colorada. Garraty recebeu passe de Lucas Pederzoli e só teve o trabalho de tocar na saída de Hudson Jr para fazer a festa colorada no Aníbal Costa.

"Acho que o Lucas (Pederzoli) entrou muito bem, não só pela assistência, mas por conseguir dar força pelos lados para puxarmos os contra-ataques. O Garraty tem uma qualidade de finalização muito boa e demonstrou isso em duas oportunidades, no gol e em uma outra chance. O mais importante é que a gente tenha todas as peças bem preparadas. Temos que fazer a leitura do que o jogo pede e procurar utilizá-los da melhor maneira possível", destacou Raul Cabral.

O comandante do Leão do Sul também rasgou elogios ao experiente Fabinho, camisa 10 da equipe. Aos 38 anos, o jogador que atuou pelo meio esteve em campo até os minutos finais. Ele só foi substituído nos acréscimos, quando deu lugar ao volante Andrei Alba. "Não me surpreende. Conheci o Fabinho no final de 2020 lá no Juventus e ele demonstrou uma personalidade fora do comum. É um atleta muito comprometido, um líder muito positivo, muito focado. É um exemplo para todos os atletas. Falei pra ele quando foi contratado que o mais importante era que ele nos desse o retorno técnico dentro de campo e a liderança dele eu sabia que influenciaria dentro vestiário. Acho que ele tem sido esse líder e tem conseguido nos dar o retorno técnico que a gente necessita para bons resultados", diz Raul Cabral.

Fabinho esteve em campo durante todos os 90 minutos da vitória contra o Juventus. Foto: Patrícia Amorim / Hercílio Luz

O comandante colorado também ressalta que não há muito tempo para comemorar e já foca na próxima partida, contra o Próspera, no meio de semana. "Comemoração é curta. Muito foco na questão da alimentação, hidratação e descanso para que todos os jogadores estejam aptos na quarta-feira e a gente faça as melhores escolhas possíveis para fazermos um grande jogo".

Na próxima quarta-feira (26), Hercílio e Próspera jogam às 16 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense. O elenco colorado viaja para a capital do estado logo após o almoço desta terça-feira (25).

Confira outros tópicos da coletiva de Raul Cabral após a vitória contra o Juventus:

Avaliação do jogo deste domingo

"A gente esperava um jogo bem difícil como foi. Campeonato Catarinense tem um equílibrio muito grande, só vermos os resultados da rodada. Falei com atletas para ficarmos atentos aos detalhes Iniciamos muito bem o jogo, tivemos oportunidades de começar ganhando no primeiro tempo. Falei pra eles no intervalo para a gente ter bastante atenção no contra-ataque deles, por terem atletas muito rápidos. Acho que a gente conseguiu, na medida do possível, controlar essa situação de contra-ataque deles, criar algumas oportunidades e aproveitar essas oportunidades efetivamente para sair vitorioso".

Estudo sobre o Juventus

"Bastante do que estudamos (a equiep do Juventus) era o que a gente esperava. Em termos de sistema, modelo de jogos e peça. Uma ou outra peça a gente tinha dúvida de quem iria iniciar. Acho que a gente conseguiu controlar bem o jogo, teve bastante a bola, teve criação. Em algum momento faltou o último passe, a terminação da jogada, mas acho que a gente conseguiu o mais importante nesse momento que era sair vitorioso na estreia de uma competição importante como o Catarinense. É muito importante".

Desfalque de Tito por Covid-19

"Claro que o Tito é um atleta importante como todos os outros, mas o mais importante é que a gente deixe todos os atletas preparados para jogar para que dentro das oportunidades que for ofertada, eles saibam aproveitar. Claro que a gente lamenta o desfalque do Tito, queríamos ter todos os atletas à disposição, mas aqueles que estiveram em campo souberam suprir bem a carência".

Característica de jogo

"Eu vinha falando com os atletas desde o início da pré-temporada que a gente tinha que encontrar um equílibrio entre defesa e ataque. Desde a Copa Santa Catarina, a gente tinha bastante controle de bola, mas ficava muito exposto. Estamos procurando esse equílibrio, sabemos que ainda não chegou ao ponto ideal. É só o primeiro jogo, ainda tem muita coisa para evoluir e para trabalhar. Mas acho que a gente iniciou de uma maneira bem sólida, bem concentrada, bem competitivo e conseguiu o resultado positivo. A questão do resultado é extremamente importante, mas é algo que a gente não controla. Temos que controlar nosso rendimento e evoluir para o jogo de quarta-feira para conseguirmos melhores resultados ainda daqui pra frente".

Escalação sem referência no ataque

"A gente testou algumas situações com o Fabinho atuando por dentro e com atacantes um pouco mais agressivos pelos lados. Fizemos testes durante a pré-temporada e é uma possibilidade que a gente pode utilizar dentro da competição, sem dúvida alguma".

De olho nos adversários

"Acompanhei duas partidas, às 16h30, Camboriú e Próspera, meu adversário da quarta-feira e às 19h entre Concórdia e Brusque. Muito daquilo que a gente vinha acompanhando dentro da pré-temporada acredito que vá acontecer dentro da competição. Equipes fortes, bem organizadas e estruturadas, jogos extremamente competitivo. A gente tem que ter atenção em todos detalhes, estudar bem os adversários e praticar nosso melhor futebol para conseguirmos resultados positivos e atingir os nossos objetivos".

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs