Promessas de Hercílio e Tubarão disputam a Copinha pela dupla Fla-Flu

Foto: Divulgação

A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior está de volta em 2022. A competição reúne 128 clubes de todas as regiões do país e é uma das maiores vitrines do futebol de base para mais de 3 mil garotos envolvidos na disputa. O torneio retorna nesta temporada após ter sido cancelado no ano passado em função da pandemia e abre o calendário do futebol brasileiro neste ano. O município de Tubarão esteve representado na competição apenas duas vezes, em 2018 e 2019, quando o Atlético Tubarão participou e enfrentou clubes como Fluminense e Vasco. Na edição deste ano, nenhum clube tubaronense estará na disputa, mas dois jogadores que passaram por Hercílio e Tubarão em 2021 terão a oportunidade de debutar na competição mais importante de base do país. Eles vestirão as camisas de duas equipes que fazem um dos maiores clássicos do Brasil: Flamengo e Fluminense.

Pelo lado rubro-negro, Wesley é um dos laterais inscritos pelo Flamengo na competição. Natural de Florianópolis, o jogador de 18 anos se tornou uma das principais promessas da equipe sub-20 no último ano. Ele foi revelado pelo Tubarão na Copa Santa Catarina, no início do ano passado, e logo se transferiu para o clube da Gávea. Ganhou a vaga de titular e foi campeão da Taça Guanabara da categoria e esteve em campo em 21 das 23 partidas da equipe no Campeonato Brasileiro. Wesley, inclusive, já fez sua estreia na equipe profissional do Flamengo. Ele ficou no banco contra o Santos, na penúltima rodada, e foi escalado pelo técnico Maurício Souza na última rodada. Apesar da derrota por 2 a 0 contra o Atlético Goianiense, o garoto revelado pelo Tubarão teve sua atuação bastante elogiada. Wesley tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2023. Na negociação, a equipe tubaronense manteve 10% de uma futura negociação do jogador.

Wesley estreou nos profissionais do Flamengo contra o Atlético Goianiense, na última rodada do Brasileirão 2021. Foto: Divulgação

Do lado tricolor, o volante Dieguinho, ex-jogador do Hercílio, está inscrito na disputa da Copinha. O garoto de 18 anos foi campeão recentemente de uma competição em Santiago, no Chile, e integra o grupo do clube das Laranjeiras, comandado pelo técnico Eduardo Oliveira, na disputa da Copa São Paulo. Dieguinho ainda não estreou profissionalmente pelo Flu, mas pelo Hercílio Luz já havia realizado três partidas na equipe principal: duas em 2020 e uma em 2021. No acordo entre as equipes, selado em agosto de 2021, o Hercílio manteve 40% dos direitos econômicos do atleta. O Fluminense ainda tem a opção de compra de outros 15%. O contrato de Dieguinho com os tricolores é válido até dezembro de 2023.

Dieguinho foi campeão com o Fluminense no início de dezembro, em Santiago, no Chile. Foto: Divulgação

O Flamengo, do lateral Wesley, está no grupo 29, com sede em Barueri, e joga contra Forte-ES (5/1), Floresta-CE (8/1) e Oeste-SP (11/1), na Arena Barueri. Já o Fluminense, do volante Dieguinho, está no grupo 6, com sede em Matão, e joga contra Jacuipense-BA (4/1), Fast Club-AM (7/1) e Matonense-SP (10/1), no Estádio Dr. Judson Buck Ferreira. Os jogos da Copinha terão transmissão multiplataforma: SporTV, Paulistão Play, Eleven e Youtube. A final será no dia 25 de janeiro, aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, com transmissão da Rede Globo.

Tubaronenses disputam a Copinha por clubes do Nordeste

Além de Dieguinho e Wesley, que já passaram por Hercílio e Tubarão, dois jogadores nascidos em Tubarão vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O lateral Gustavo Café (Náutico) e o meia-atacante Affonsinho (Fortaleza) estão inscritos por seus respectivos clubes na competição.

Gustavo Café iniciou no futsal tubaronense, foi revelado pelo Tubarão e negociado em março do ano passado com o clube pernambucano. Ele estava no Peixe desde 2018 e foi promovido aos profissionais durante a Copa Santa Catarina. Na negociação com o Timbu, a equipe tubaronense manteve um percentual dos direitos econômicos do garoto de 18 anos.

Revelado pelo Tubarão, Gustavo Café está próximo de completar um ano no Náutico. Foto: Divulgação

Affonsinho também é cria do futsal tubaronense e se destacou no núcleo do Athletico Paranaense na Cidade Azul. Foi levado para fazer testes em Curitiba e permaneceu nas categorias de base do Furacão por muitos anos. Depois, passou por Grêmio Prudente, até chegar ao Fortaleza, no ano passado. Em 2021, ele foi um dos artilheiro da equipe sub-20 do Leão do Pici, com 11 gols marcados em 23 partidas.

Affonsinho é uma das principais apostas da equipe sub-20 do Fortaleza. Foto: Samuel Andrade / Divulgação

Jogos do Náutico: Serranense-MG (5/1), Inter de Limeira-SP (8/1) e Ibrachina-SP (11/1);
Jogos do Fortaleza: Concórdia-SC (4/1), Ituano-SP (7/1) e União Suzano (10/1).

Outros jogadores que passaram pelo Tubarão disputarão a Copinha 2022

Kassio Nathan (meia): jogará pelo Londrina. Ele não possui mais vínculo com o Tubarão, mas o clube manteve um percentual do atleta;

Guilherme Alexandre (atacante): emprestado pelo Tubarão até 2023, o atacante disputará a Copinha pelo Concórdia. Ele marcou o gol da permanência da equipe tubaronense na Série B do Catarinense, em 2021;

Vitor Gabriel (zagueiro): jogará a Copinha pelo Operário, de Ponta Grossa-PR;

Edinho (meia): companheiro de Dieguinho, jogará a Copinha pelo Fluminense;

Thiago (goleiro): jogará a Copinha com Edinho e Dieguinho pelo Fluminense;

Jorge Vinícius (volante): deixou o Tubarão no fim de 2021 e disputará a Copinha pelo Coritiba;

Douglas (meia): jogará a Copinha pelo Coritiba, ao lado de Jorge Vinícius;

Isaque Pereira (técnico): será o comandante do XV de Jaú-SP na Copinha.

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs