Projeto da Celesc beneficia famílias cadastradas como baixa renda em Tubarão, Imaruí e Pescaria Brava

Foto: reprodução/ilustrativa

O Projeto “Sou Legal, Tô Ligado”, que substitui chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos por equipamentos mais novos e econômicos e é destinado a clientes da Celesc cadastrados como baixa renda, chega aos municípios de Tubarão, Imaruí e Pescaria Brava neste mês de dezembro.

Em Tubarão, R$ 3,1 milhões serão investidos para atender mais de 2 mil famílias com a instalação de 2 mil chuveiros com trocadores de calor, 8,3 mil lâmpadas, e, em alguns casos, a substituição de aproximadamente 200 refrigeradores antigos por modelos com Selo Procel, que autentica o consumo eficiente de energia elétrica dos aparelhos.

Já nas cidades de Imaruí e Pescaria Brava, serão investidos R$ 1,9 milhões na substituição de 1.250 chuveiros com trocadores de calor e 5 mil lâmpadas comuns por modelos de LED, beneficiando mais de 1.200 consumidores.

“Os chuveiros, as lâmpadas e os refrigeradores recolhidos das residências serão descartados de forma ecologicamente correta, por empresa especializada, apta e autorizada pelos órgãos governamentais. Ela será responsável pela coleta, o transporte, a descontaminação e a reciclagem dos materiais”, explica Bruno Clasen, coordenador do Projeto.

Os municípios e participantes são selecionados após avaliação de necessidade técnica e econômica, realizada por técnicos da distribuidora, preferencialmente em locais não contemplados nas edições anteriores. E, sempre que possível, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e as prefeituras de cada município.