Professor da UniSul participa do evento anual ODS em Pauta

Com o propósito de engajar os diferentes segmentos da sociedade catarinense sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina criou o evento ODS em Pauta, que ocorre anualmente no mês de maio. Nesta edição, o evento terá a participação do professor de Ciências Ambientais da UniSul, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que lidera o Centro de Desenvolvimento Sustentável e do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade da instituição, integrante do Ecossistema Ânima. Sua palestra  abordará o tema ‘Políticas Públicas e os ODS’ e será transmitida na sexta-feira, 27 de maio, a partir das 9h30, no canal do Youtube do Movimento Nacional ODS SC.

“Iniciativas como essa são sempre bem-vindas porque colaboram com o conhecimento dos brasileiros sobre a cultura da sustentabilidade ambiental e social e que uma está interligada na outra, não há desenvolvimento sem preservação”, afirma o professor da UniSul. De acordo com pesquisa realizada pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE, 49% dos brasileiros desconhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse mesmo levantamento também mostrou que 38% das pessoas já ouviram falar nos ODS, mas não têm conhecimento sobre o assunto.

A UniSul carrega em seu DNA o engajamento social, experiências transformadoras para seus alunos, professores e comunidade por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao desenvolvimento da região, à economia criativa e inovação, tanto no âmbito nacional, como internacional. Os objetivos integram a Agenda Global 2030, sendo a UniSul, uma das signatárias do movimento nacional dos ODS de Santa Catarina.

Além da palestra do professor José Baltazar, a programação do ODS em Pauta é composta por temáticas como “Os ODS e a Agenda 2030 - Contexto histórico e perspectivas do futuro” e “Sem deixar ninguém para trás: Como a justiça climática e a inclusão estão relacionados aos ODS”. O evento será realizado no formato online, pelo Youtube, nos dias 23, 25 e 27 de maio, das 9h30 às 11h30. Para os participantes que desejam receber o certificado de participação é necessário realizar a inscrição no site do evento, de forma totalmente gratuita.