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Processo de concessão do aeroporto de Jaguaruna é assinado

Esta será a primeira proposta de parceria público-privada (PPP) da história do governo de Santa Catarina.
infosul

7 de novembro de 2023

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Foto: Lucas Vieira | Portal Infosul

Foi assinada nesta terça-feira, dia 7 de novembro, o edital de abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Esta será a primeira proposta de parceria público-privada (PPP) da história de Santa Catarina.

A empresa que vencer a licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto, pelo prazo de 30 anos.

O edital prevê os investimentos necessários por parte do concessionário, que deverá garantir melhorias como o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros nos três primeiros anos, além das manutenções que contam como investimento e reinvestimento ao longo do contrato.

A remuneração da concessionária terá origem em receitas tarifárias e não tarifárias (locação de salas, espaços publicitários, entre outros). Como se trata de uma modalidade patrocinada, caberá ao Estado fazer um aporte financeiro em contrapartida, que será liberado à medida que os investimentos forem realizados.

Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano. Atualmente, cerca de 10 mil passageiros por mês movimentam o Regional Sul. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros.

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Esta será a primeira proposta de parceria público-privada (PPP) da história do governo de Santa Catarina.
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Foi assinada nesta terça-feira, dia 7 de novembro, o edital de abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Esta será a primeira proposta de parceria público-privada (PPP) da história de Santa Catarina.

A empresa que vencer a licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto, pelo prazo de 30 anos.

O edital prevê os investimentos necessários por parte do concessionário, que deverá garantir melhorias como o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros nos três primeiros anos, além das manutenções que contam como investimento e reinvestimento ao longo do contrato.

A remuneração da concessionária terá origem em receitas tarifárias e não tarifárias (locação de salas, espaços publicitários, entre outros). Como se trata de uma modalidade patrocinada, caberá ao Estado fazer um aporte financeiro em contrapartida, que será liberado à medida que os investimentos forem realizados.

Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano. Atualmente, cerca de 10 mil passageiros por mês movimentam o Regional Sul. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros.

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