Prefeitura solicita apoio nas ações de auxílio à população atingida pelas cheias

Foto: divulgação | PMT

O prefeito da Cidade Azul, Joares Ponticelli, participou de reuniões onde foram discutidas tratativas que visam o apoio de entidades e instituições à população da atingida pelas cheias do Rio Tubarão na última semana.

Com o superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal, Bruno Piva Búrigo, foi debatida a questão que envolve a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), onde a prefeitura já encaminhou a documentação necessária para o os procedimentos serem efetivados e o recurso possa ser sacado.

Em relação à Celesc foram iniciadas as conversas para a utilização do Programa Eficiência Energética com o CEO e diretor-presidente da empresa, Cleicio Poleto Martins. Através do programa, a prefeitura comprará geladeiras e outros eletrodomésticos a preço de custo e os doará às famílias atingidas.

No caso da Tubarão Saneamento, em conversa com o diretor-geral, Marcelo Matos, duas decisões foram tomadas: a primeira é a suspensão por 60 dias do pagamento da conta de água das pessoas que possuem o benefício da tarifa social. Já os consumidores que estão em áreas onde houve alagamentos deverão pagar no mês de maio o valor médio da conta de água dos últimos meses, mesmo que tenha havido consumo maior, em função das limpezas necessárias em suas residências.

Por sua vez, com o Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Amurel – Sindimad, decidiu-se a compra, pela prefeitura, de 100 balcões para pia, com o município pagando apenas pelo material, com a mão de obra doada pelas empresas filiadas.

Também foi levantada a possibilidade de se estabelecer um programa de compra de kits de eletrodomésticos, que seria realizado através de investimento de recursos próprios do município, além de contribuições de empresas com sede na cidade.

Outra decisão tomada diz respeito aos servidores da prefeitura, que terão a primeira parcela do décimo terceiro salário antecipada para o próximo dia 6.

A secretaria da Fazenda foi igualmente acionada para elaborar uma nova versão do Programa de Refinanciamento de Dívidas Municipais, o REFIS, que será enviada para aprovação da Câmara de Vereadores, na próxima semana, visando facilitar o pagamento de dívidas municipais.

Destaca-se, ainda, a reunião ocorrida nesta terça-feira, dia 10 de maio, com os municípios afetados e o governador Carlos Moisés, onde o estado reafirmou seu apoio às cidades atingidas, e estudos sobre os valores que devem ser repassados pelo governo ao município estão em andamento.

Clique aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7