A Câmara de Vereadores de Laguna aprovou a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito Samir Ahmad (sem partido) e o vice-prefeito Rogério Medeiros (PSD), para apurar supostas irregularidades no processo licitatório do Projeto Crescer Sorrindo.
O documento-denúncia foi protocolado e assinado pelos cidadãos Gilberto Mello Pinho, André Felipe da Rosa e Peterson Oliveira do Nascimento.
No texto, os autores indicam eventual superfaturamento na aquisição de kits de higiene bucal ao valor médio de R$ 600 a unidade, sendo cada um composto por cinco produtos. Ao todo, foram investidos R$ 1,2 milhão na compra de 2.003 exemplares.
Sete parlamentares foram favoráveis à abertura do processo: Kleber Lopes (União), Rhoomening Rodrigues (PSDB), Rodrigo Bento (PL), Patrick Mattos (MDB), Deise Cardoso (MDB), Hirã Ramos (MDB) e Gustavo Cypriano (União). Já os legisladores Nádia Tasso (União), Luiz Otávio Pereira (União), Eduardo Carneiro (União), Edi Goulart (PSD), Jaleel Farias (PSDB) e Anderson Silveira (PSDB) votaram contrários à investigação.
A comissão terá a seguinte configuração:
Presidente: Patrick Mattos
Relator: Gustavo Cypriano
Membro: Rhoomening Rodrigues
Como a instauração da Comissão Processante foi aprovada por maioria simples, o prefeito e o vice não serão afastados de seus respectivos cargos durante os trabalhos de investigação.
A Casa Legislativa também acatou a aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar os mesmos fatos, mas apenas dentro da atuação da Secretaria Municipal de Saúde.
Em coletiva à imprensa realizada na segunda-feira, dia 6, o prefeito Samir Ahmad anunciou o afastamento da Secretária de Saúde, Gracielle Siqueira. Nesta terça, após a abertura das comissões, a Administração anunciou também a exoneração da Secretária de Administração, Fazenda e Serviços Públicos, Cláudia Bonazza, e da Secretária Adjunta da Saúde, Silvana Vieira.