A ausência de recepcionistas no quadro de funcionários das Unidades Básicas de Saúde do município de Capivari de Baixo gerou impasse nesta quinta-feira, 1º de abril. Alegando desvio de função, a enfermeira Rosa Eliane Alves, dizendo representar a equipe da UBS Centro 1, suspendeu os atendimentos administrativos na unidade.
Questionada pela reportagem sobre a legalidade da atitude, a profissional afirmou ter cumprido o que havia protocolado anteriormente. De acordo com ela, a contratação de uma recepcionista foi prometida pelo então secretário de Saúde, José Nixon Batista, em reunião.
“Até a primeira semana de janeiro eu era locada na epidemiologia do município; quando o prefeito Vicente assumiu fui transferida para a Estratégia Saúde da Família. Assim que cheguei lá, protocolei diversos ofícios de irregularidades, entre eles a falta de recepcionista. O secretário Nixon assegurou que até o mês de abril uma recepcionista seria contratada e, pediu que nós – equipe de servidores da unidade – revezássemos os atendimentos na recepção”, explicou Rosa Eliane.
Ainda de acordo com a enfermeira, um novo ofício foi protocolado na Prefeitura de Capivari de Baixo no dia 23 de março. Desta vez, informando a suspensão do atendimento na recepção da unidade “[…] haja vista que foi solicitado aos ACS para colaborarem com essa função, e que em outras UBS já não estão realizando essa atividade com desvio de função”, diz o documento.
“A unidade não foi fechada como foi publicado nas redes sociais. Todos que procuraram o posto foram atendidos, inclusive gestantes. O que não fizemos foi o atendimento administrativo, que é o atendimento de telefonemas e burocracias”, afirma ela que acredita estar sofrendo perseguição política. “Às 11 horas fui chamada no RH da prefeitura e, fui informada que a partir de segunda-feira, dia 5, devo exercer meus trabalhos no Sentinela. Isso é crime contra o funcionário público, estão querendo me intimidar. Solicitei consulta com o médico do trabalho para ele atestar que estou apta para atender pacientes sintomáticos, pois tenho 50 anos, hipertensão e diabetes pré-existente. Não vou até o médico dizer que estou apta”, contestou Eliane.
POSIÇÃO DO MUNICÍPIO
À reportagem do Portal Infosul, a assessoria de imprensa do município de Capivari de Baixo disse ter conhecimento dos fatos e, afirma que a Secretaria de Saúde abrirá Processo Administrativo para apurar todas as situações.
“O relatório desse processo será analisado por uma comissão que decidirá se a servidora incorreu de suas atribuições ou não. Todas as medidas cabíveis serão tomadas, dentro da legalidade”, esclareceu a assessoria.
E, por fim, salienta que nenhum Posto de Saúde da cidade dispõe da função de recepcionista.
VICENTE CORRÊA: PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE
O prefeito Vicente Corrêa assumiu a Secretaria de Saúde do município no dia 10 de março. Na ocasião, disse à imprensa que permaneceria no cargo até que a situação do novo coronavírus fosse normalizada na região. “O dever e a responsabilidade me chamam para tomar uma atitude mais enérgica, por isso assumo mais esta função”, disse ele que exercia a medicina antes de assumir a gestão da cidade termelétrica.
Um dia antes, 9, o então secretário da pasta, José Nixon Batista, pediu exoneração do cargo. Ele alegou querer se dedicar à linha de frente no combate à Covid-19. “Pedi meu afastamento para poder cumprir com tranquilidade e qualidade o meu juramento, fazendo o que realmente amo!”, afirmou.