A partir do dia 29 de janeiro, a capitã de corveta Amanda Frascino Paranhos assumirá a titularidade da Delegacia da Capitania dos Portos, em Laguna. Será a primeira vez, em mais de 100 anos de história da instituição, que uma mulher ocupará o cargo máximo da unidade.
A oficial substituirá Francisco José Siqueira Ferreira, que está à frente da delegacia desde 26 de janeiro de 2024. Em comunicado oficial, a Marinha do Brasil informou que a designação segue critérios institucionais baseados em mérito e formação acadêmica para o exercício de funções de liderança.
Amanda Paranhos é pedagoga e turismóloga, com mestrado em Turismo, área na qual desenvolveu pesquisa voltada à formação de condutores de turismo náutico. No novo cargo, será responsável pelo comando de mais de 60 militares que atuam em uma área jurisdicional que abrange 41 municípios do litoral sul catarinense.
A Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna representa a Autoridade Marítima na região, com atribuições relacionadas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar, à prevenção da poluição hídrica e ao ensino profissional marítimo.










