O município de Pedras Grandes instalou, na última semana, uma roda d’água de grandes proporções no Centro da cidade. A estrutura passa a integrar o conjunto de atrativos turísticos do município e foi posicionada como elemento permanente do espaço urbano.
A roda tem 10 toneladas, cerca de 10 metros de altura e foi construída integralmente com aço reaproveitado da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O material foi utilizado como forma de resgatar símbolos históricos do estado e dar nova função ao metal retirado da estrutura original.
Segundo a administração municipal, o equipamento faz referência direta ao período da imigração italiana, iniciada em 1877, quando os colonizadores se estabeleceram na região da Colônia Azambuja. A roda representa o uso das quedas d’água como fonte de energia mecânica para moinhos e engenhos que marcaram o desenvolvimento econômico local.
Além do valor histórico, a instalação tem como objetivo fortalecer o turismo em Pedras Grandes, associando o novo atrativo à cultura, à educação e à identidade do município, ampliando os pontos de visitação no Centro.











