Para contribuir com o Hemosc, Guardas Municipais de Tubarão realizam doação de sangue

Foto: divulgação/PMT

Um grupo de agentes da Guarda Municipal de Tubarão (GMT) realizou na última semana, doação de sangue no Hemosc. A iniciativa celebrou o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no último dia 25.

Os sete agentes já haviam feito doação em outras oportunidades. Eles se revezaram para irem em grupos ao Hemosc em três horários diferentes ao longo do dia.

A ação tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda nas doações em todo o Brasil, sendo que em algumas regiões chegou-se ao percentual de 50% no número de doações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

Durante a pandemia, em Tubarão, o Hemosc está recebendo os doadores após agendamento. A orientação é que a cada 30 minutos duas pessoas possam fazer o procedimento. Para agendar basta ligar para (48) 3444-7414 e (48) 3444 -7410.