Titular absoluto e capitão, o zagueiro Rafael Lima, de 37 anos, cujo contrato se encerraria no fim deste mês, permanecerá no Aníbal Costa por mais um período. O experiente defensor acertou a renovação do contrato com o Hercílio Luz até o final do Estadual de 2024. O novo vínculo foi oficializado na tarde desta quinta-feira, dia 19, no BID da CBF.
Com 63 jogos, Rafael Lima é o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisa colorada – atrás apenas de Cleiton – desde o retorno do clube ao futebol profissional em 2008. Sua primeira passagem foi em 2011, quando veio a convite do treinador Joceli dos Santos e do preparador físico Hudson Coutinho.
Na Série B do Estadual daquele ano, não conquistou o título pelo Hercílio, mas a passagem lhe colocou novamente no mercado, abrindo as portas para a Chapecoense, onde construiu uma bela trajetória.
Na Arena Condá, cresceu junto com o clube, subindo de degrau em degrau da Série D até alcançar a Série A do Campeonato Brasileiro. O jogador também vivenciou de perto a maior tragédia da história do clube catarinense e uma das maiores do futebol mundial, quando o avião que levava a delegação para a final da Copa Sul-Americana, em Medellín, caiu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Rafael Lima ficou de fora da viagem devido a uma lesão. Foram 206 jogos disputados e dois títulos conquistados em sua passagem pelo oeste do Estado.

Rafael Lima também defendeu as cores de América, Coritiba, Paraná, Guarani de Palhoça e Caxias antes de retornar ao Hercílio Luz em 2022. O zagueiro fez parte de todas as campanhas da equipe tubaronense desde então, carregando sempre a braçadeira de capitão.
A liderança de Rafael Lima lhe rendeu uma homenagem. A torcida “Movimento 1918” confeccionou um “trapo” com os dizeres “alma de capitão”. A faixa está exposta no estádio colorado ao lado de uma homenagem ao técnico Raul Cabral.

De contrato renovado, Rafael Lima ainda almeja erguer um troféu com a camisa colorada antes de pendurar as chuteiras. Restam duas oportunidades: a Copa Santa Catarina deste ano e o Catarinense do ano que vem.
Na sequência da Copa SC deste ano, o Hercílio enfrentará o Joinville no domingo, dia 22, às 15h, em Tubarão. Vencendo, a equipe do técnico Raul Cabral avançará para a semifinal com antecedência.
