Novo decreto limita funcionamento de restaurantes e similares; eventos sociais e esportes amadores estão proibidos

O município de Tubarão divulgou um novo decreto com uma série de medidas como forma de enfrentar a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o documento, restaurantes, lanchonetes e similares terão o horário de funcionamento limitado às 23 horas, com um número máximo de quatro pessoas por mesa. Após esse horário só será permitido o vendas via tele-entrega e retirada no balcão. Além disso, só será permitido o ingresso de um membro por família em mercados e supermercados. Esportes amadores coletivos também foram proibidos, bem como a realização de eventos sociais.

As medidas do novo decreto surgiram diante da mobilização de representantes de hospitais e clínicas, pesquisadores, profissionais da área da Saúde e do Comitê Consultivo de Combate à Covid-19 diante do agravamento da situação da pandemia em Tubarão e região. Membros do Ministério Público também manifestaram preocupação e solicitaram iniciativas pontuais para evitar o agravamento do cenário.

“Por conta disso tudo decidimos recriar a força-tarefa de fiscalização para cobrar principalmente a questão do distanciamento social. Algumas pessoas e estabelecimentos ainda não compreenderam que é preciso ter responsabilidade. Não faremos um novo lockdown porque a contaminação em grande escala não ocorre, em sua maioria, nas atividades laborais, mas nas atividades sociais”, destacou Joares Ponticelli em entrevista coletiva online, realizada ontem.

Um dos pontos mais rígidos do novo decreto prevê o fechamento de estabelecimentos por um período de até 15 dias em caso de descumprimento das regras. Um canal para denúncias foi criado para a população. Quem observar ou souber de aglomerações ou situações que caracterizem situação de risco pode ligar para os telefones (48) 3621-9060 e 3621-9061. Dúvidas podem ser sanadas através do e-mail fiscalizacaocovid@tubarao.sc.gov.br.

Confira aqui o decreto na íntegra.