O nascimento do primeiro filhote de baleia-franca na região da Amurel, na temporada 2023, foi confirmado pelo Projeto ProFranca/Instituto Australis nesta semana.
De acordo com as observações realizadas, quando chegou no litoral Sul catarinense, a gigante do mar – e nova mamãe – estava desacompanhada. Agora, porém, conforme registros fotográficos feitos nesta segunda-feira, dia 26, ela estava acompanhada do filhote na praia de Itapirubá Sul, em Laguna.
Neste ano, a espécie chegou mais cedo no litoral. O primeiro avistamento de uma gigante do mar na região foi registrado no dia 19 de junho. Conforme especialistas, elas costumam migrar da Antártida até o litoral de Santa Catarina, entre julho e outubro, em busca de águas mais quentes e calmas para ter e amamentar seus filhotes.










