Museu Histórico de São Martinho será reativado na quinta-feira

Foto: divulgação/PMSM

Inaugurado em 1995, o “Museu do Colonizador” que, agora passa a se chamar “Museu Histórico de São Martinho” será reativado nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro em um novo endereço: no andar térreo onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista, no centro da cidade.

Fechado ao público desde 2014, o acervo do museu faz referência a história, a identidade e a memória do município, com peças de época doadas ao projeto. “Nosso objetivo é resgatar memórias. Estamos ansiosos com as futuras visitas, pois poderemos contar com a participação de todos para elucidar ainda mais nossas raízes. Além de resguardar nossa história, também queremos ouvir os contos de quem visitar o nosso museu”, garante Maria Crystina Kruscinscki Silva Rocha, coordenadora do museu.

Além da criação do projeto do novo espaço, nos últimos meses um intenso trabalho de conservação do acervo histórico foi realizado. Com a assessoria da museóloga Valdirene Böger Dorigon, utensílios domésticos, ferramentas agrícolas, objetos de trabalho manuais, religiosos, fotografias, instrumentos musicais e até livros passaram pelas mãos de especialistas. Participaram do processo Letícia Eyng, Beatriz Michels e Maria de Fátima Fortunato.

A nova estrutura do museu também reserva um espaço para exposições temporárias. A primeira delas – já instalada – conta um pouco do trabalho desenvolvido pelo renomado astrofísico saomartinhense João Steiner, e o quanto suas pesquisas fora importante.

“Este é um momento muito especial para todos, pois o Museu Histórico de São Martinho reabre suas portas para lembrar o caminho do progresso traçado por muitas mãos que construíram essa linda história. Tenho certeza que esse museu irá encantar e valorizar a história do povo saomartinhense”, declara Angela Sehnem Back, secretária de Turismo e Cultura.

Em razão da pandemia de Covid-19 o museu permanecerá fechado ao público. No entanto, a solenidade de entrega do espaço será transmitida ao vivo pela página oficial do turismo no Facebook a partir das 9 horas.