Municípios da Amurel recebem vacinas da Janssen para aplicação da dose de reforço

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Os municípios da Amurel recebem nesta quinta-feira, dia 9, vacinas da Janssen para dar início à aplicação da dose de reforço (segunda dose) nos adultos com 18 anos ou mais que tomaram a dose única da vacina há, pelo menos, dois meses. Caberá a cada cidade desenvolver estratégias próprias de vacinação dentro da sua realidade.

A remessa com 65 mil doses da Janssen chegou nesta quarta-feira, dia 8, em Santa Catarina. O Estado recebeu até o momento 25% das doses necessárias para o reforço em todos adultos que tomaram a dose única. A distribuição dos imunizantes da Janssen para as Regionais de Saúde começa na manhã desta quinta. Ao todo, a Amurel vai receber 3.195 doses.

Segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), os adultos que receberam uma dose da Janssen devem tomar uma dose de reforço (a segunda dose), do mesmo imunizante, com um intervalo de dois a seis meses da primeira aplicação. A medida, segundo o MS, foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina.

A exceção é para as mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes, puérperas ou lactantes. Estas devem tomar a dose de reforço com a vacina Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na tarde desta quarta-feira, dia 8, definiu que a aplicação do reforço da Janssen será por livre demanda, ou seja, não haverá orientação por faixa etária. Os municípios vão definir suas estratégias de convocação individualmente.

Doses da Janssem para a Amurel

Armazém - 85

Braço do Norte - 305

Capivari de Baixo - 205

Grão Pará - 65

Gravatal - 70

Imaruí - 85

Imbituba - 380

Jaguaruna - 165

Laguna - 380

Pedras Grandes - 35

Pescaria Brava - 90

Rio Fortuna - 45

Sangão - 125

Santa Rosa de Lima - 25

São Ludgero - 130

São Martinho - 30

Treze de Maio - 70

Tubarão - 905

Além das vacinas da Jansem, alguns municípios da Amurel também vão receber remessas da Pfizer para a aplicação de segunda dose e dose de reforço. Imaruí recebe ainda um lote de vacinas da AstraZeneca para a imunização da população indígena.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs