Na região da Amurel, a cidade de Braço do Norte é a primeira a ter um caso de varíola dos macacos confirmado. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina.
De acordo com o boletim emitido, trata-se de um paciente de 46 anos. Ele havia chegado de Blumenau e procurou atendimento médico após apresentar sintomas da doença. O homem mora com a mãe, que não apresentou sintomas. Ambos foram isolados, monitorados e liberados sem complicações.
Santa Catarina já acumula mais de 360 casos de pacientes infectados com a varíola dos macacos. Eles estão distribuídos em 31 municípios. Florianópolis é a cidade que mais possui casos, com 135 registros.
Entre os sintomas mais comuns da doença, estão: Erupções cutâneas, em 93,9% dos casos; febre, em 48,5% deles; seguido de dor de cabeça; mialgia e dor de garganta. A transmissão entre os humanos acontece, principalmente, por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele ou objetos contaminados.















