Moradores de diversos bairros de Tubarão têm relatado falhas na coleta de lixo nos últimos dias. Em algumas regiões, o serviço estaria sem ser realizado há cerca de uma semana. As queixas se intensificaram após a transição da empresa responsável pela coleta no município.
O vereador Matheus Madeira, do PT, tem cobrado a administração municipal sobre a regularização do serviço. Segundo ele, antes mesmo de a nova empresa assumir em caráter emergencial, já havia protocolado requerimentos pedindo informações sobre o processo licitatório e o cronograma de recolhimento.
A Cooperativa Bom Jesus, do Rio Grande do Sul, foi a vencedora do edital de licitação lançado em setembro para para a coleta de resíduos urbanos e rurais na cidade. O contrato emergencial tem validade de 30 dias e deve ser prorrogado até a conclusão da licitação definitiva.
Para normalizar a situação o quanto antes, uma força-tarefa tem sido realizada nos bairros. Os trabalhos estão sendo supervisionados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O Portal Infosul tentou contato com a Cooperativa Bom Jesus para saber o planejamento de rota para as próximas semanas, mas a empresa não respondeu às tentativas.
Em nota, a Racli Serviços e Sustentabilidade, empresa que até então era a responsável pelo serviço na cidade, esclareceu que, ao contrário do que circula nas redes sociais, “cumpriu integralmente todas as cláusulas do seu contrato de prestação de serviços” e que “todas as solicitações e reclamações referentes ao contrato atual devem ser direcionadas à Prefeitura Municipal de Tubarão”.
No mês de janeiro, o prefeito Estêner Soratto (PL) elogiou a Racli publicamente, reforçando a parceria da empresa com o município e reconhecendo uma dívida de quase R$ 2 milhões. À época, o montante devido foi parcelado e a empresa chegou a auxiliar a administração em mutirões de limpeza.