O município de São Martinho, agora, tem uma diplomata na Alemanha. Patrícia Hellmann foi nomeada Embaixadora do Vinho do Brasil em Schweich. O reconhecimento simboliza não apenas a ligação da cidade alemã com o vinho, mas também o fortalecimento dos laços culturais e educacionais entre Schweich e o município catarinense.
Patrícia viajou para o país europeu há algumas semanas com o objetivo de vivenciar experiências e também buscar estreitar o projeto de intercâmbio que está sendo construído entre os dois municípios. Durante sua estadia, realizou pequenos estágios e participou de encontros voltados à educação e inclusão social.
“Eu já planejava essa viagem, e como estava envolvida no projeto de intercâmbio e no contato com a comitiva de Schweich ainda em São Martinho, consegui unir esses propósitos. Passei uma semana aqui dedicada a esse tema, buscando vivências e inspirações que certamente vão enriquecer nosso projeto”, destacou a diplomata.
Entre os destaques da programação foi a visita à Frida-Kahlo-Gundschule, referência nacional na Alemanha em inclusão, arquitetura escolar e modelos educativos. A instituição integra crianças com ou sem deficiência motora, e sua diretoria demonstrou interesse em manter um diálogo mais próximo com a cidade da Amurel.
O projeto de intercâmbio entre São Martinho e Schweich segue em desenvolvimento. As duas cidades trabalham nos trâmites burocráticos para viabilizar a experiência. Em São Martinho, os interessados em participar do futuro projeto podem se cadastrar em uma lista de espera pelo WhatsApp para cadastro é (48) 9 9635-2737.