Os médicos do Hospital São Camilo, em Imbituba, suspenderam nesta segunda-feira, 1º de dezembro, os atendimentos não urgentes. Pacientes que inspiram urgência e emergência são atendidos normalmente.
A medida foi adotada após profissionais relatarem atraso nos repasses referentes aos serviços prestados nos meses de setembro e outubro de 2025.
A decisão foi formalizada em reunião do corpo clínico no dia 24 de novembro, conforme ata assinada pelos profissionais presentes.
No encontro, médicos e representantes do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina discutiram os pagamentos em atraso e registraram que a situação estaria relacionada ao não repasse das parcelas previstas no convênio entre a Prefeitura e o hospital.
Segundo a ata, ficou definido que os atendimentos não emergenciais seriam suspensos a partir de 1º de dezembro.
Além disso, o corpo clínico encaminhou à direção do hospital uma notificação extrajudicial pedindo providências imediatas para regularizar os repasses, destacando a importância da pontualidade para a manutenção das atividades.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Em nota, a Prefeitura de Imbituba informou que equipes técnicas do Executivo e das instituições parceiras trabalham em força-tarefa para organizar e ajustar pendências administrativas acumuladas nos últimos anos.
O município afirmou que não há falta de recursos financeiros e que os repasses dependem apenas da regularização documental, necessária para garantir segurança jurídica e transparência.
A administração municipal reforçou que mantém diálogo permanente com a direção do Hospital São Camilo e que todas as partes estão empenhadas em resolver a situação o mais rápido possível para assegurar a continuidade dos serviços à população.














