O médico vascular Felipe Mamprim, de Tubarão, foi destaque no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) 2025, um dos maiores da América Latina na área, ao conquistar dois dos seis prêmios científicos concedidos entre 147 trabalhos inscritos.
Os estudos, realizados em parceria com a Escola Paulista de Medicina (EPM), abordam o diagnóstico do Lipedema e o tratamento de varizes.
No primeiro trabalho, Mamprim utilizou a elastografia, uma tecnologia de ultrassom, para identificar inflamação no tecido adiposo de pacientes com Lipedema — condição caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura, especialmente nas pernas, gerando dor, inchaço e desconforto. “Ainda não existe um exame específico para esse diagnóstico, o que torna o nosso estudo ainda mais relevante”, destaca.
O segundo estudo premiado propõe o uso de um laser altamente seletivo no tratamento de varizes, com resultados que indicam menos dor, cicatrização mais eficiente e recuperação mais rápida para os pacientes.
Para ampliar a pesquisa sobre Lipedema, o especialista está realizando exames gratuitos em mulheres entre 14 e 70 anos com sintomas como dor e volume desproporcional nas pernas.
Interessadas devem agendar atendimento até 6 de junho pelo WhatsApp (48) 9 9191-2595.
Com carreira consolidada, Felipe Mamprim é formado pela Universidade Federal do Paraná, com especializações no Brasil e nos Estados Unidos, e integra diversas sociedades médicas nacionais e internacionais.