Chegou a hora. O último campeão do estado na temporada 2022 será conhecido neste domingo, dia 13. No Gigantão das Avenidas, em Itajaí, Marcílio Dias e Hercílio Luz fazem o jogo de volta da final da Copa Santa Catarina. O vencedor garante vaga na Copa do Brasil 2023. A partida acontece às 15 horas.
No jogo de ida, em Tubarão, as equipes empataram em 0 a 0. A equipe colorada atuou com um homem a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo e desperdiçou um pênalti cobrado por Jonathan Cabeça. A igualdade no primeiro jogo obriga o Leão do Sul a vencer em Itajaí para ficar com o título. O Marinheiro tem a vantagem de um novo empate.

Para a decisão, o técnico Rogério Corrêa não poderá contar com quatro jogadores que estão suspensos. Três foram expulsos no último domingo, dia 6. O artilheiro Luiz Fernando recebeu o vermelho após deixar o cotovelo no jogador do Hercílio. Rafael Silva foi expulso por reclamação após a marcação do pênalti. Rocha foi expulso no banco. Maurício é desfalque pelo terceiro cartão amarelo.
Do lado colorado, o único desfalque certo é o lateral-esquerdo Kaike, que recebeu o terceiro cartão amarelo na ida da final. Oliveira deve substituí-lo. O lateral-direito Cleiton, que deixou a partida mais cedo no domingo, é dúvida. As opções do técnico Raul Cabral são Gusso (sub-20) e Raynan. O volante Emanuel, que cumpriu suspensão, retorna.
Árbitro do quadro da FIFA, Ramon Abatti Abel a partir de 2023, comanda o apito na decisão, auxiliado por Thiago Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro. Edson da Silva e André Eduardo da Silva são o quarto e quinto árbitro, respectivamente. José Carlos Goulart Júnior é o delegado e Cantucho João Setubal o delegado especial.
A partida será transmitida ao vivo e de graça pela ELEVEN Sports.

Curiosidades da final entre Marcílio Dias e Hercílio Luz:
<<<<<< PRIMEIRO TÍTULO >>>>>>
Tanto Raul Cabral como Rogério Corrêa, os dois técnicos finalistas, buscam o primeiro título como profissional na carreira. Rogério e Cabral ainda não levantaram troféus na carreira profissional de técnico. Um dos dois sairá da fila após o apito final do árbitro neste domingo.

<<<<<< TABU >>>>>>
O Leão do Sul terá que quebrar um tabu gigante para conquistar o título: não vence o Marcílio Dias em Itajaí há mais de 30 anos. A última vitória do Hercílio no Gigantão foi em novembro de 1991. De lá pra cá, seis derrotas e dois empates.
<<<<<< JEJUM >>>>>>
As duas equipes enfrentam um jejum de títulos. O Marcílio não ergue um troféu há mais de nove anos, quando conquistou a Série B do Catarinense 2013. Antes, a equipe de Itajaí venceu pela primeira vez a Copa Santa Catarina, em 2007.
O jejum colorado é ainda maior: seis décadas. Os últimos títulos do Hercílio foram comemorados em sequência: o bicampeonato estadual de 1957 e 1958. Este último foi celebrado no dia 29 de março do ano seguinte.
<<<<<< RETROSPECTO >>>>>>
O histórico do confronto é favorável ao clube rubro-anil. São 70 jogos entre Marcílio Dias e Hercílio Luz, com 26 vitórias marcilistas, 23 empates e 21 vitórias coloradas. Na temporada, foram quatro jogos, com três empates e uma vitória do Marcílio.
<<<<<< ARTILHARIA >>>>>>
De Paula (Hercílio Luz) e Luiz Fernando (Marcílio Dias) lideram a artilharia da competição com cinco gols marcados. O atacante do Marinheiro é desfalque na final após ter sido expulso no jogo de ida. De Paula pode se isolar na artilharia caso marque.
Jean Dias e André, ambos do Marcílio, com três gols cada, também estão na briga.
