Marcele Bressane: E se sempre ficássemos de férias?

Foto: reprodução

Largue tudo que você está fazendo, as férias voltaram!! Bora colocar o chinelo nos pés e viajar por aí, que as férias nunca mais vão acabar e poderás viver sempre nessa rotina de acordar meio dia e dormir às três da manhã, pedindo mais cerveja. Sonho de tooodos, né? Mas antes de viajar, bora lá botar fora o nosso currículo e cursos complementares. Nas férias, não precisamos disso, certo? E também já vamos nos despedir dos amigos que conhecemos no trabalho. Quem precisa deles quando tu tens as férias de companhia? Esqueça também do papel de trabalho na tua vida. Aquilo de Marcele, a psicóloga. Lucas, o jornalista. Isso não existe mais. Ê coisa boa! Será que tão boa assim?

Todos nós sonhamos em ter mais finais de semanais, mais férias. Mas será que suportaríamos só ter isso em nossas vidas? Uma pesquisa feita pela revista Veja em 2019, mostra que um terço dos turistas dizem que não aproveitam ao máximo suas viagens, que queriam ser mais desbravadores, mais aventureiros. Mas será que dando a vida inteira para eles viajarem de férias, resolveria esta insatisfação ou é melhor aprender a aproveitar o tempo que já temos?

Igual os seus finais de semana, se tivéssemos mais um dia, e a segunda virasse sábado. O que você faria que não deu de fazer no final de semana inteiro? O que quero fazer é você pensar que muitas vezes queremos mais e mais tempo, mas precisamos mesmo é aprender a trabalhar com este tempo. Igual, férias. Ela pode durar um mês, vinte dias, uma semana. Não importa o tempo delas para quantificar sobre a qualidade e sim o que você fez nessas férias. Férias a vida inteira é muito legal, mas se você não consegue nem aproveitar bem um final de semana, imagina uma vida inteira. E quando digo aproveitar, é com as coisas que gostas, com o que faz sentido para você!

Devemos aprender a aproveitar as férias e o trabalho. E mais que isso, como podemos juntar os dois e parar de tentar viver o oito ou oitenta. Eu odeio ou eu amo. Nada é assim, e é necessário que aprendas a amar o que tais fazendo agora e não amar mais a grama do vizinho que está de férias e aproveitando loucamente.

Então, vamos lá! Agora vamos trabalhar, o que podemos fazer com que este trabalho seja melhor? Que partes das férias que amas e consegues colocar no seu dia-a-dia? Ficar mais com os filhos? Ler mais? São comportamentos que conseguimos fazer no ano inteiro. Ou seja, sim, podemos ter férias maravilhosas por algumas horas diárias, basta você se organizar e fazer.

Voltei das férias e querendo muito estar semanalmente com vocês na nossa coluna. Mas agora deixa eu ir lá beijar minha cachorra. Que eu gosto de trabalhar, mas amo também ficar tranquilinha. Isso, se chama aproveitar o tempo.