Limpeza de canais e de rios da bacia do Rio Congonhas favorece a rizicultura

Foto: divulgação | PMT

A limpeza dos canais e pequenos rios que fazem parte da bacia do Rio Congonhas, em Tubarão, é uma ação permanente da secretaria de Agricultura e Interior que impacta diretamente no cultivo de arroz da região. Nesta semana, os trabalhos aconteceram no canal do Mato Alto, que tem cerca de cinco quilômetros de extensão e 10 metros de largura.

O gerente de Agricultura, Daniel Bitencourt, lembra que a limpeza permite que os rizicultores possam bombear a água para a irrigação das lavouras e também realizar o escoamento das águas do sistema pluvial da rizicultura.

O trabalho é realizado ao longo de mais de 26 quilômetros de extensão no Rio Corrêa, Rio Congonhas e Rio Cubículo, além do canal do Mato Alto e córrego do Mesquita.

Nesta época de maior ocorrência de chuvas, a limpeza também agiliza o escoamento e impede que as lavouras já com o arroz em fase de crescimento ou próximo da colheita recebam mais água do que o necessário. A fase de maior risco é de dezembro a abril.

Clique Aqui e siga o perfil do Portal Infosul no Instagram.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs