A licitação para a obra de readequação do Centro de Referência Margem Esquerda, em Tubarão, foi suspensa nesta segunda-feira, 7 de abril, data em que estava prevista a abertura das propostas. O local será sede da futura Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Dr. Manoel Bertoncini, no bairro Humaitá.
Segundo o termo de suspensão, a medida atende à determinação da Vigilância Sanitária do Estado, por meio do Núcleo de Análise de Projetos Básicos de Arquitetura, que solicitou adequações na planilha orçamentária com base na versão final do projeto.
O edital da concorrência havia sido lançado em 19 de março, com valor máximo estipulado em R$ 2.192.219,81 e prazo de execução de três meses após a assinatura do contrato.
Idealizada pelo ex-prefeito Manoel Bertoncini, a UPA 24h passou por alterações ao longo dos anos, sendo transformada em Centro de Referência. Agora, por decisão da atual gestão, o projeto volta ao formato original de Unidade de Pronto Atendimento.
As obras previstas incluem adequações no espaço físico e nas redes de oxigênio, elétrica, hidrossanitária, climatização e pintura. Após a conclusão, a UPA deve aliviar a demanda do Hospital Nossa Senhora da Conceição e atender casos de baixa e média complexidade no município.